Os cursos a seguir foram concebidos para qualificar práticas psicossociais, jurídicas e acadêmicas com base em evidências, rigor metodológico e compromisso com os melhores interesses das crianças e adolescentes envolvidas. Cada curso combina fundamentação técnico-científica, exemplos práticos e materiais aplicáveis à rotina profissional, com objetivos, carga horária e público definidos de forma clara, a fim de maximizar o impacto formativo.
Compreendendo e Garantindo os “Melhores Interesses” na Prática Psicossocial: uma Abordagem Sistêmica
Realizado em parceria com o Canal Proteja, este curso apresenta uma visão integrada dos melhores interesses de crianças e adolescentes em contextos de disputa familiar e de proteção social, articulando fundamentos conceituais, marcos legais e aplicação prática por meio da ‘Matriz dos Melhores Interesses’. A formação combina exposições assíncronas, estudo de caso e recursos didáticos que orientam a avaliação psicossocial centrada na criança e no adolescente e favorecem decisões técnicas consistentes – além de um workshop para treinar a utilização da Matriz e uma supervisão breve. Destina-se a profissionais da rede de proteção, do Sistema de Justiça, da educação e da saúde, bem como a estudantes em formação avançada que necessitam consolidar repertório teórico e prático para atuação responsável. A carga horária é de 30 horas, com certificação emitida ao final.
Descaracterizando Alegações de “Alienação Parental”: Reflexões Psicossociais
Voltado a advogadas e advogados que se deparam com alegações de “alienação parental”, especialmente após o Estudo Psicossocial, este curso oferece um percurso objetivo para a desconstrução técnica dessas alegações na ausência de Assistente Técnico ou Parecerista. O conteúdo aborda estereótipos de gênero, violência doméstica e controle coercitivo, poder familiar e dever de cuidado, contexto e alegações de “falsas memórias”, crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, subjetividade e temperamento infantil, princípio dos melhores interesses, paternagem com lócus de controle externo e exercício disfuncional do poder familiar. Ao final, as pessoas participantes estarão aptas a reconhecer fragilidades metodológicas, argumentar com base em referências psicossociais e priorizar a proteção integral das crianças e adolescentes em questão em suas peças e sustentações. O público-alvo é composto por profissionais da advocacia, e a carga horária é de 4 horas.
Mentoria Exclusiva para Atuação como Assistente Técnico e Parecerista
Esta Mentoria intensiva foi estruturada para desenvolver, de forma prática e estratégica, a atuação em Psicologia Jurídica como Assistente Técnico e Parecerista em casos de Direito de Família. Ao longo da Mentoria, as(os) mentorandas(os) terão acesso direto à minha experiência profissional como psicólogo e pesquisador, com atuação em múltiplos tribunais, e receberão orientação passo a passo sobre posicionamento ético, construção de portfólio, captação de clientes, manejo de demandas, precificação e contratos, quesitação eficiente, leitura crítica de laudos e relatórios, revisão de literatura pertinente ao caso e elaboração de Pareceres técnico-científicos robustos. A mentoria inclui encontros formativos ao vivo que abordarão os principais eixos dessa atuação, além de três sessões individuais. As(os) mentorandas(os) também receberão materiais de apoio, incluindo o e-book do livro “Alienação Parental sob Uma Perspectiva Crítica: Discussões Psicossociais e Jurídicas”; contempla, ainda, uma etapa prática e a possibilidade de coautoria de um artigo científico em Psicologia Jurídica, favorecendo a consolidação técnica e a visibilidade profissional. A carga horária total é de 70 horas, e o público-alvo é composto por profissionais e estudantes de Psicologia que desejam ingressar ou qualificar sua atuação como Assistente Técnico e Parecerista no Direito de Família.