top of page

LIVROS:

01-Mockup-Livro.png

Alienação Parental sob uma Perspectiva Crítica: Discussões Psicossociais e Jurídicas (Appris, 2025) – Josimar A. A. Mendes & Marília Lobão Ribeiro

Trata-se de uma obra coletiva que reúne especialistas do Direito, da Psicologia e do Serviço Social para examinar criticamente a teoria e as alegações de “alienação parental” no Brasil. Organizado em partes temáticas, o livro discute fundamentos, impactos psicossociais e jurídicos de abordagens acríticas, incluindo estereótipos de gênero, revitimização de crianças e aumento do litígio, e propõe caminhos alinhados à proteção integral e aos direitos humanos.

Compre o seu exemplar aqui.

02-Mockup-Livro.png

Perspectiva sistêmica e práticas em psicologia: temas e campos de atuação (CRV, 2020) – Josimar Antônio de Alcântara Mendes & Julia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke

Esta obra reúne contribuições de pesquisadoras(es) e profissionais que aplicam a abordagem sistêmica em contextos clínicos, comunitários e institucionais, articulando intervenções com indivíduos, famílias e grupos, e discutindo desafios contemporâneos da prática psicológica. Organizado por Josimar Mendes e Julia Bucher-Maluschke, o livro oferece um panorama aplicado e interdisciplinar que dialoga com saúde, assistência social e organizações.

Compre o seu exemplar aqui.

ARTIGOS E CAPÍTULOS:

2025 – Fourteen Years of the ‘Parental Alienation Act’ in Brazil: Negative Impacts on the Child Custody Decision-making Process, Children’s Best Interests, and Women’s Rights. Acesse aqui.

2025 – Paternagem com Lócus de Controle Externo e “Alienação Parental”: Relato e Estudo de Três Casos. Acesse aqui.

2025 – Os Impactos Negativos da Teoria de “Alienação Parental” Sobre o Processo de Tomada de Decisão e a Aplicação do Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente. Acesse aqui.

 

2025 – Constelações Familiares no Judiciário: uma Revisão Sistemática de Escopo da Literatura. Acesse aqui.

 

2022 – Alegações de "Alienação Parental" e Vieses de Gênero e Misoginia em Casos de Guarda e Convivência. Acesse aqui.

 

2022 – Percepção de Pais/Mães Separados(as) Sobre Guarda e Convivência Durante a Pandemia. Acesse aqui.

 

2021 – Dinâmicas Disfuncionais, Disputa de Guarda e Alegações de Alienação Parental. Acesse aqui.

 

2021 – Visão Sistêmica Sobre os Pressupostos de Alienação Parental na Prática Clínica Individual e Familiar. Acesse aqui.

 

2021 – Um Olhar Comparativo sobre Divórcio, Leis e os Melhores Interesses da Criança após a Separação dos Pais no Brasil e na Inglaterra. Acesse aqui.

2021 – Abandono Afetivo Parental: uma (Re)visão Crítica, Narrativa-Sistemática da Literatura Psico-Jurídica em Português. Acesse aqui.

 

2020 – Uma Proposta de Compreensão Bioecológica do Princípio dos Melhores Interesses da Criança/Adolescente nos Casos de Disputa de Guarda. Acesse aqui.

 

2019 – Genealogia, Pressupostos, Legislações e Aplicação da Teoria de Alienação Parental: uma (re)visão crítica. Acesse aqui.

 

2017 – Destructive Divorce in the Family Life Cycle and its Implications: Criticisms of Parental Alienation. Acesse aqui.

 

2017 – Coping e Racionalização: Atuação de Advogados nos Casos de Disputa de Guarda. Acesse aqui.

 

2016 – Publicações Psicojurídicas sobre Alienação Parental: uma Revisão Integrativa de Literatura em Português. Acesse aqui.

 

2016 – Perspectiva Sistêmica: um Olhar Necessário para Atuação dos Atores Jurídicos Junto à Disputa de Guarda. Acesse aqui.

bottom of page